segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O Natal

Natal ou Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão comemorado anualmente em 25 de Dezembro (nos países eslavos e ortodoxos cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro), originalmente destinado a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno e adaptado pela Igreja Católica no terceiro século d.C., para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano, passando a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.
O Natal é o centro dos feriados de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal que dura doze dias.
Embora tradicionalmente seja um dia santificado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes;
incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, visco, presépios e ilex. Além disso, o Papai Noel (conhecido como Pai Natal em Portugal) é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças.
Como a troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade econômica entre cristãos e não cristãos, a festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para os varejistas e para as empresas. O impacto econômico do Natal é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo.
Como adjetivo, significa também o local onde ocorreu o nascimento de alguém ou de alguma coisa. Como festa religiosa, o Natal, comemorado no dia 25 de dezembro desde o Século IV pela Igreja ocidental e desde o século V pela Igreja oriental, celebra o nascimento de Jesus Cristo e assim é o seu significado nas línguas neolatinas. Muitos historiadores localizam a primeira celebração em Roma, no ano 336 d.C, no entanto parece que os primeiros registos da celebração do Natal têm origem anterior, na Turquia, a 25 de Dezembro, já em meados do século II.


Os primeiros indícios da comemoração de uma festa cristã litúrgica do nascimento de Jesus em 25 de dezembro é a partir do Cronógrafo de 354. Essa comemoração começou em Roma, enquanto no cristianismo oriental o nascimento de Jesus já era celebrado em conexão com a Epifania, em 6 de janeiro.

A comemoração em 25 de dezembro foi importada para o oriente mais tarde: em Antioquia por João Crisóstomo, no final do século IV, provavelmente, em 388, e em Alexandria somente no século seguinte. Mesmo no ocidente, a celebração da natividade de Jesus em 6 de janeiro parece ter continuado até depois de 380.

No ano 350, o Papa Júlio I levou a efeito uma investigação pormenorizada e proclamou o dia 25 de Dezembro como data oficial e o Imperador Justiniano, em 529, declarou-o feriado nacional.

Muitos costumes populares associados ao Natal desenvolveram-se de forma independente da comemoração do nascimento de Jesus, com certos elementos de origens em festivais pré-cristãos que eram celebradas em torno do solstício de inverno pelas populações pagãs que foram mais tarde convertidas ao cristianismo.

Estes elementos, incluindo o madeiros, do festival Yule, e a troca presentes, da Saturnalia, tornaram-se sincretizados ao Natal ao longo dos séculos. A atmosfera prevalecente do Natal também tem evoluído continuamente desde o início do feriado, o que foi desde um estado carnavalesca na Idade Média , a um feriado orientado para a família e centrado nas crianças, introduzido na Reforma do século XIX.
Além disso, a celebração do Natal foi proibida em mais de uma ocasião, dentro da cristandade protestante, devido a preocupações de que a data é muito pagã ou anti-bíblica.

O nascimento de Jesus se deu por volta de dois anos antes da morte do Rei Herodes, denominado "o Grande", ou seja, considerando que este morreu em 4 AEC, então Jesus só pode ter nascido em 6 AEC.
Segundo a Bíblia, antes de morrer, Herodes mandou matar os meninos de Belém até aos 2 anos, de acordo com o tempo que apareceu a "estrela" aos magos. (Mateus 2:1, 16-19 - Era seu desejo se livrar de um possível novo "rei dos judeus").
Ainda, segundo a Bíblia, antes do nascimento de Jesus, o imperador Octávio César Augusto decretou que todos os habitantes do Império fossem se recensear, cada um à sua cidade natal. Isso obrigou José a viajar de Nazaré (na Galileia) até Belém (na Judeia), a fim de registar-se com Maria, sua esposa.
Deste modo, fica claro que não seria um recenseamento para fins tributários.


A viagem de Nazaré a Belém - distância de uns 150 km - deveria ter sido muito cansativa para Maria que estava em adiantado estado de gravidez. Enquanto estavam em Belém, Maria teve o seu filho primogênito. Envolveu-o em faixas de panos e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar disponível para eles no alojamento. Maria necessitava de um local tranquilo e isolado para o parto (Lucas 2:4-8). Lucas diz que no dia do nascimento de Jesus, os pastores estavam no campo guardando seus rebanhos "durante as vigílias da noite". Os rebanhos saíam para os campos em Março e recolhiam nos princípios de Novembro.
A vaca e o jumento junto da manjedoura conforme representado nos presépios, resulta de uma simbologia inspirada em Isaías 1:3 que diz: "O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não têm conhecimento, o meu povo não entende". Não há nenhuma informação fidedigna que prove que havia animais junto do recém-nascido Jesus. A menção de "um boi e de um jumento na gruta" deve-se também a alguns Evangelhos Apócrifos.


Após o nascimento de Jesus em Belém, ainda governava a Judeia o Rei Herodes, chegaram "do Oriente a Jerusalém uns magos guiados por uma estrela ou um objecto controverso que, segundo a descrição do Evangelho segundo Mateus, anunciou o nascimento de Jesus e levou os Três Reis Magos ao local onde este se encontrava. A natureza real da Estrela de Belém é alvo de discussão entre os biblistas.


Os "magos" que vinham do Leste de Jerusalém, não eram reis. Julga-se que terá sido Tertuliano de Cartago, que no início do 3.º Século terá escrito que os Magos do Oriente eram reis. O motivo parece advir de algumas referências do Antigo Testamento, como é o caso do Salmo 68:29: "Por amor do Teu Templo em Jerusalém, os reis te trarão presentes."
Em vez disso, os "magos" eram sacerdotes astrólogos, talvez seguidores do Zoroastrismo.
Eram considerados "Sábios", e por isso, conselheiros de reis. Podiam ter vindo de Babilónia, mas não podemos descartar a Pérsia (Irão). São Justino, no 2.º Século, considera que os Magos vieram da Arábia. Quantos eram e os seus nomes, não foram revelados nos Evangelhos canónicos. Os nomes de Gaspar, Melchior e Baltazar constam dos Evangelhos Apócrifos. Deduz-se terem sido 3 magos, em vista dos 3 tipos de presentes. Tampouco se menciona em que animais os Magos vieram montados.


Outro fator muito importante tem a ver com a existência de uma grande comunidade de raiz judaica na antiga Babilônia, o que sem dúvida teria permitido o conhecimento das profecias messiânicas dos judeus, e a sua posterior associação de simbolismos aos fenômenos celestes que ocorriam.

Uma outra tradição do Natal é a decoração de casas, edifícios, elementos estáticos, como postes, pontes e árvores, estabelecimentos comerciais, prédios públicos e cidades com elementos que representam o Natal, como, por exemplo, as luzes de natal e guirlandas.
Em alguns lugares, existe até uma competição para ver qual casa, ou estabelecimento, teve a decoração mais bonita, com direito a receber um prêmio.
A árvore de Natal é considerado por alguns como uma "cristianização" da tradições e rituais pagãos em torno do Solstício de Inverno, que incluía o uso de ramos verdes, além de ser uma adaptação de adoração pagã das árvores.
Outra versão sobre a procedência da árvore de Natal, a maioria delas indicando a Alemanha como país de origem, uma das mais populares atribui a novidade ao padre Martinho Lutero, autor da Reforma Protestante do século XVI. Olhando para o céu através de uns pinheiros que cercavam a trilha, viu-o intensamente estrelado parecendo-lhe um colar de diamantes encimando a copa das árvores. Tomado pela beleza daquilo, decidiu arrancar um galho para levar para casa. Lá chegando, entusiasmado, colocou o pequeno pinheiro num vaso com terra e, chamando a esposa e os filhos, decorou-o com pequenas velas acesas afincadas nas pontas dos ramos. Arrumou em seguida papéis coloridos para enfeitá-lo mais um tanto. Era o que ele vira lá fora.
Afastando-se, todos ficaram pasmos ao verem aquela árvore iluminada a quem parecia terem dado vida. Nascia assim a árvore de Natal. Queria, assim, mostrar as crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo.
Na Roma Antiga, os Romanos penduravam máscaras de Baco em pinheiros para comemorar uma festa chamada de "Saturnália", que coincidia com o nosso Natal.
As esculturas e quadros que enfeitavam os templos para ensinar os fiéis, além das representações teatrais semilitúrgicas que aconteciam durante a Missa de Natal serviram de inspiração para que se criasse o presépio. A tradição católica diz que o presépio surgiu em 1.223, quando São Francisco de Assis quis celebrar o Natal de um modo o mais realista possível e, com a permissão do Papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, da Virgem Maria e de José, juntamente com um boi e um jumento vivos e vários outros animais. Nesse cenário, foi celebrada a Missa de Natal.
O sucesso dessa representação do Presépio foi tanta que rapidamente se estendeu por toda a Itália. Logo se introduziu nas casas nobres europeias e de lá foi descendo até as classes mais pobres. Na Espanha, a tradição chegou pela mão do Rei Carlos III, que a importou de Nápoles no século XVIII. Sua popularidade nos lares espanhóis e latino-americanos se estendeu ao longo do século XIX, e na França, não o fez até inícios do século XX.
Em todas as religiões cristãs, é consensual que o Presépio é o único símbolo do Natal de Jesus verdadeiramente inspirado nos Evangelhos.
O dia de montar as decorações natalinas variam em cada país, no Brasil as decorações costumam ser realizadas no dia 6 de Dezembro, data em que se comemora o dia de São Nicolau. No dia 6 de Janeiro, comemora-se o Dia de Reis, data que assinala a chegada dos Três Reis Magos à Belém, encerrando a magia do Natal, quando a árvore de natal e demais decorações natalinas são desfeitas.

As canções natalinas são símbolos do Natal e as letras retratam as tradições das comemorações, o nascimento de Jesus, a paz, a fraternidade, o amor, os valores cristãos. Os Estados Unidos têm antiga tradição de celebrar o Natal com músicas típicas.
No Brasil, esta tradição, além das familiares, só se tornou comercial popular nos anos 1.990, com o CD 25 de Dezembro lançado pela cantora Simone: Ao lançar, no ano passado, o disco natalino 25 de Dezembro, a cantora Simone quebrou um tabu. Ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos e na Europa, os cantores brasileiros não têm o costume de lançar, no mês de dezembro, discos com músicas de Natal. As canções natalinas tradicionais, no Brasil, estão sendo paulatinamente esquecidas, com algumas exceções como "Noite Feliz", devido a falta de interesse popular.
No Brasil, é muito comum a prática entre amigos, funcionários de uma empresa, amigos e colegas de escola e na família, da brincadeira do amigo oculto (secreto). Essa brincadeira consiste de cada pessoa selecionar um nome de uma outra pessoa que esteja participando desta (obviamente a pessoa não pode sortear ela mesma) e presenteá-la no dia, ou na véspera. É comum que sejam dadas dicas sobre o amigo oculto, como características físicas ou qualidades, até que todos descubram quem é o amigo oculto. Alguns dizem características totalmente opostas para deixar a brincadeira ainda mais divertida.
Acredita-se que a brincadeira venha dos povos nórdicos. Porém, é também uma brincadeira de costumes e tradições de povos pagãos. A brincadeira se popularizou no ano de 1.929, em plena depressão onde não tinha dinheiro para comprar presentes para todos se fazia a brincadeira para que todos pudessem sair com presentes


Uma série de figuras de origem cristã e mítica têm sido associadas ao Natal e às doações sazonais de presentes. Entre estas estão o Papai Noel (Pai Natal em Portugal), também conhecido como Santa Claus (na anglofonia), Père Noël e o Weihnachtsmann; São Nicolau ou Sinterklaas, Christkind; Kris Kringle; Joulupukki; Babbo Natale, São Basílio e Ded Moroz.
A mais famosa e difundida destas figuras na comemoração moderna do Natal em todo o mundo é o Papai Noel, um mítico portador de presentes, vestido de vermelho, cujas origens têm diversas fontes. A origem do nome em inglês Santa Claus pode ser rastreada até o Sinterklaas holandês, que significa simplesmente São Nicolau. Nicolau foi bispo de Mira, na atual Turquia, durante o século IV. Entre outros atributos dados ao santo, ele foi associado ao cuidado das crianças, à generosidade e à doação de presentes. Sua festa em 6 de dezembro passou a ser comemorada em muitos países com a troca de presentes.
São Nicolau tradicionalmente aparecia em trajes de bispo, acompanhado por ajudantes, indagando as crianças sobre o seu comportamento durante o ano passado antes de decidir se elas mereciam um presente ou não. Por volta do século XIII, São Nicolau era bem conhecido nos Países Baixos e a prática de dar presentes em seu nome se espalhou para outras partes da Europa central e do sul.
Na Reforma Protestante nos séculos XVI e XVII na Europa, muitos protestantes mudaram o personagem portador de presente para o Menino Jesus ou Christkindl e a data de dar presentes passou de 6 de dezembro para a véspera de Natal.
No entanto, a imagem popular moderna do Papai Noel foi criada nos Estados Unidos e, em particular, em Nova York. A transformação foi realizada com o auxílio de colaboradores notáveis, incluindo Washington Irving e o cartunista germano-americano Thomas Nast.
Após a Guerra Revolucionária Americana, alguns dos habitantes da cidade de Nova York procuraram símbolos do passado não-inglês da cidade. Nova York tinha sido originalmente estabelecida como a cidade colonial holandesa de Nova Amsterdã e a tradição holandesa do Sinterklaas foi reinventada como São Nicolau.

Papai Noel (português brasileiro) ou Pai Natal (português europeu) ("Noël" é natal em francês) é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou no Dia de São Nicolau (6 de dezembro).
A lenda pode ter se baseado em parte em contos hagiográficos sobre a figura histórica de São Nicolau. Uma história quase idêntica é atribuída no folclore grego e bizantino a Basílio de Cesareia. O Dia de São Basílio, 1 ou 1.º de janeiro, é considerado a época de troca de presentes na Grécia.
O verdadeiro Papai Noel foi uma pessoa de carne e osso, mais precisamente São Nicolau Taumaturgo – um arcebispo turco.
São Nicolau costumava ajudar pessoas pobres da cidade de Mira colocando moedas de ouro nas chaminés de suas casas durante a época de Natal. Mais tarde, diversos milagres foram atribuídos a São Nicolau fazendo-o por se tornar santo. Sua imagem como símbolo natalino teve origem na Alemanha, e de lá se espalhou para mundo inteiro.
Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência da Coca-Cola, que na época lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas. Essa imagem tem se mantido e reforçado por meio da/dos mídia (português brasileiro) ou meios (português europeu) publicitária(os), como músicas, filmes e propagandas.
Conforme a lenda, Papai Noel mora no Extremo Norte, numa terra de neve eterna. Na versão americana, ele mora em sua casa no Polo Norte, enquanto na versão britânica frequentemente se diz que ele reside nas montanhas de Korvatunturi na Lapônia, Finlândia. Papai Noel vive com sua esposa Mamãe Noel, incontáveis elfos mágicos e oito ou nove renas voadoras. Outra lenda popular diz que ele faz uma lista de crianças ao redor do mundo, classificando-as de acordo com seu comportamento, e que entrega presentes, como brinquedos ou doces, a todos os garotos e garotas bem-comportados no mundo, e às vezes carvão às crianças mal-comportadas, na noite da véspera de Natal. Papai Noel consegue esse feito anual com o auxílio de elfos, que fazem os brinquedos na oficina, e das renas que puxam o trenó.
O personagem foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.
Há bastante tempo existe certa oposição a que se ensine crianças a acreditar em Papai Noel. Alguns cristãos dizem que a tradição de Papai Noel desvia das origens religiosas e do propósito verdadeiro do Natal. Outros críticos sentem que Papai Noel é uma mentira elaborada e que é eticamente incorreto que os pais ensinem os filhos a crer em sua existência. Ainda outros se opõem a Papai Noel como um símbolo da comercialização do Natal, ou como uma intrusão em suas próprias tradições nacionais.

A árvore de Natal é uma das mais populares tradições associadas com a celebração do Natal. É normalmente uma árvore conífera de folhas perenes, ou uma árvore artificial. Como parte da tradição, enfeita-se a árvore com com bolas coloridas e outros adornos natalinos, como o sino de Natal.

Civilizações antigas que habitaram os continentes europeu e asiático no terceiro milênio antes de Cristo já consideravam as árvores como um símbolo divino. Eles as cultuavam e realizavam festivais em seu favor. Essas crenças ligavam as árvores a entidades mitológicas. Sua projeção vertical desde as raízes fincadas no solo, marcava a simbólica aliança entre os céus e a mãe terra.
Na Assíria a deusa Semiramis havia feito uma promessa aos assírios, de que quem montasse uma árvore com enfeites e presentes em casa no dia do nascimento dela, ela iria abençoar aquela casa para sempre.
Entre os egípcios, o cedro se associava a Osíris. Os gregos ligavam o loureiro a Apolo, o abeto a Átis, a azinheira a Zeus. Os germânicos colocavam presente para as crianças sob o carvalho sagrado de Odin.
Nas vésperas do solstício de inverno, os povos pagãos da região dos países bálticos cortavam pinheiros, levavam para seus lares e os enfeitavam de forma muito semelhante ao que faz nas atuais árvores de Natal. Essa tradição passou aos povos Germânicos. A primeira árvore de Natal foi decorada em Riga, na Letônia, em 1.510.
No início do século XVIII, o monge beneditino São Bonifácio tentou acabar com essa crença pagã que havia na Turíngia, para onde fora como missionário. Com um machado cortou um pinheiro sagrado que os locais adoravam no alto de um monte. Como teve insucesso na erradicação da crença, decidiu associar o formato triangular do pinheiro à Santíssima Trindade e suas folhas resistentes e perenes à eternidade de Jesus. Nascia aí a Árvore de Natal.
Acredita-se também que esta tradição começou em 1.530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.
Há outras versões, porém, a moderna árvore de natal teria realmente surgido na Alemanha entre os século XVI e XVIII. Não se sabe exatamente em qual cidade ela tenha surgido. Durante o século XIX a prática foi levada para outros países europeus e para os Estados Unidos. Apenas no século XX essa tradição chegou à América Latina.
Atualmente essa tradição é comum a católicos, protestantes e ortodoxos.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal

Todo ano é a mesma coisa: só nos damos conta de quão próximo está o Natal e Réveillon quando vemos os panetones nas prateleiras no mercado, papais noéis sendo vendidos nos principais centros de compras e, principalmente, quando nos deparamos com os shoppings todos decorados. Em São Paulo:
SHOPPING CENTER 3 - DOURADO E BRILHANTE
A decoração vestiu o Shopping de várias tonalidades de dourado, marfim e pinceladas em branco e vermelho. Na entrada principal, um conjunto da cenografia de 65 m2 emite para a avenida efeitos visuais de brilho e luzes. Um outro nicho na fachada homenageia a música, com grande variedade de instrumentos de madeira como violinos, violoncelos, contrabaixos, tímpanos, violões, harpas, trompetes. E próximo, fica o espaço destinado às apresentações do Festival de Corais de Natal, promovido pelo Shopping.
SHOPPING JK IGUATEMI - URSOS
Dez mil lâmpadas de LED e cinco cenas natalinas decoram o Natal do JK Iguatemi, que esse ano tem cenografia do designer Beto Von Poser e do artista plástico Juarez Fagundes. O primeiro é responsável pela iluminação e montou quadros de bolas de luz pelos corredores do shopping, em uma composição que remete à magia do fim de ano. Já Juarez cuidou da ambientação natalina, com grandes ursos e bolas de Natal gigantes decorando os espaços do shopping. Completa a decoração a vitrine externa do shopping, na Avenida Chedid Jafet, que leva a assinatura de Carlos Pazetto.

SHOPPING PÁTIO PAULISTA - UM NATAL PARA COMPARTILHAR
Além da decoração tradicional, haverá um conjunto de ações com a temática "Um Natal para Compartilhar". Uma das ações de destaque é a exposição "Tronos do Pátio Paulista", que traz tronos do Papai Noel estilizados por oito personalidades, inclusive, artistas plásticos renomados. A exposição será aberta ao público no dia 2 de novembro. Para a fachada, o shopping terá uma intervenção de projeção mapeada.

SHOPPING ELDORADO - NATAL CAMPONÊS
O tema da decoração escolhido esse ano é "Natal Camponês". Os enfeites utilizam materiais como tronco e madeira rústica e em cor de vinho e tons naturais. Recheada de atrações, na Praça de Eventos fica o trono do Papai Noel, casa da mamãe noel, show dos Ursos animatrônicos, urso falante que conversa com as crianças e trenzinho para os pequenos se divertirem. O projeto de iluminação externa contempla mais de 1.500 strobos (efeito flash), 400 piscas e 700 metros de mangueira luminosa em LED.

SHOPPING METRÔ SANTA CRUZ - NATAL ILUMINADO
O Shopping Metrô Santa Cruz trará este ano o Natal Iluminado. Com foco nas cores azul e prata, o centro de compras traz uma árvore de Natal, com mais de 11 metros de altura, alcançando todos os andares do empreendimento, feita com clusters de LED que transmitirão mensagens de boas festas aos consumidores, além de um show de luzes que acontecerá todos os dias, às 18h00, 19h00, 20h00 e 21h00.

SHOPPING FREI CANECA - PROVENCE
A decoração de natal do Shopping Frei Caneca é inspirada em "Provence" e assinada pelo artista Vic Meirelles. O empreendimento ficará todo florido e terá toques lúdicos e delicados. Cipós brancos, ferramentas de jardins e tons de lilás, lembrando a beleza dos campos de lavanda nas colinas provençais, darão um charme especial ao local. A finalização está prevista para o dia 10 de novembro.
GRAND PLAZA SHOPPING - NATAL NO BOSQUE FELIZ
Instalada na Praça de Eventos, a decoração principal tem como destaque um cenário que procura reproduzir todo o encantamento de um bosque, repleto de troncos, musgos, folhas e lindas árvores, reunindo marcantes elementos da natureza. No meio deste cenário, projeta-se uma enorme árvore com nove metros de altura, ornamentada com folhas secas, laços coloridos, pinhas e bolas vermelhas e douradas. No entorno, bonecos animatrônicos representam pequenos animais dos bosques, além de nozes, pinheirinhos, pinhas, troncos e folhas, tudo com acabamento em musgo natural. O tema Natal no Bosque Feliz se espalha por todo o shopping, com corredores enfeitados por enormes guirlandas.

CENTRAL PLAZA SHOPPING - POLO NORTE
Este ano, o Central Plaza Shopping foi lá no Polo Norte buscar a mais fofa e encantadora família de Ursos Polares. Totalmente interativa, a cenografia montada na Praça de Eventos revela um circuito de sonhos. E a criançada de 3 anos até 30kg poderá passear pelo vale dos ursos num charmoso trenzinho, acompanhadas pelas vovoletes. O Bom Velhinho permanecerá até o dia 24 de dezembro a espera dos baixinhos com seus pedidos.

SHOPPING CENTER D - LOLLYPOP
O Shopping Center D inaugura no próximo dia 9 de novembro a decoração de Natal inspirada no tema Lollypop. Quem for ao shopping poderá sentir a magia do mundo dos doces, em meio a centenas de enfeites em forma de pirulito, bonecos de biscoito e pão de mel. A decoração interna terá árvores, guirlandas e festões. No cenário principal despontará uma árvore com 10 metros de altura. A área externa do shopping será decorada com uma árvore de quase 12 metros.

http://www.guiadasemana.com.br/turismo/noticia/decoracao-de-natal-2013-nos-shoppings-de-sao-paulo


A Avenida Paulista dá as Boas Vindas ao Natal
É isso mesmo, a Avenida Paulista, uma das avenidas mais conhecidas, movimentadas e empresariais da cidade de São Paulo está linda…
Muitos prédios importantes como o prédio da FIESP e Bradesco Prime investiram muito e arrebentaram na decoração de Natal esse ano.
O mais incrível, é que toda essa decoração virou um entretenimento para a população da cidade de São Paulo.
Eram mais de 22 horas e as calçadas da avenida estavam movimentadas de uma maneira que nunca vi. Gente de todas as partes e idades. Era maravilhoso ver os olhares encantados das crianças ao se depararem com cada um dos prédios cuja a decoração chegava a enfeitiçar.
Em alguns pontos, existe até mesmo uma programação diferenciada.
O Bradesco Prime (esquina da Rua Itapeva com a Av. Paulista), que na minha humilde opinião é o vencedor no quesito decoração e criatividade, tem uma programação de apresentação de coral com músicas natalinas.
O Parque Trianon, que fecha às 22 horas, oferece também uma programação bem legal.
Fazia tempo que não via a decoração de Natal em São Paulo e estou encantada.
Por toda parte o pessoal anda caprichando mesmo. E a Paulista, impressionou.
Uma dica: pegue o metrô, desça na estação Trianon e siga à pé até a estação Consolação. Ali estão as melhores decorações.
Se tiver filhos, leve-os também. Eles vão definitivamente adorar.
E viva o espírito de natal!!!

http://www.dicaseturismo.com.br/avenida-paulista-natal/#

O Condomínio Conjunto Nacional na Avenida Paulista, em São Paulo é pioneiro na produção da decoração natalina de sua fachada de forma sustentável. Há 13 anos eles atuam no projeto Natal Nacional que combina o reaproveitamento de materiais com o trabalho de artesãos anônimos.
Para o décor do Natal de 2013, a iniciativa criada pelo artista e cenógrafo Silvio Galvão, usará 25 mil garrafas pet e quatro mil tampinhas e contará com a participação de importantes instituições da cidade como a AACD, Associação de Assistência à Criança Defeituosa e o Caps Itapeva, Centro de Atenção Psicossocial.
http://www.livingdesign.net.br/2013/09/conjunto-nacional-tera-decoracao-de-natal-de-material-reciclavel.html


Outro lugar em São Paulo onde a decoração de Natal é deslumbrante é o Parque do Ibirapuera.
O Parque Ibirapuera é o mais importante parque urbano da cidade de São Paulo, Brasil. Foi inaugurado em 21 de agosto de 1.954 para a comemoração do quarto centenário da cidade e só perde em tamanho para o Parque do Carmo e o Parque Anhanguera.
O parque conta com ciclovia e treze quadras iluminadas, além de pistas destinadas a cooper, passeios e descanso, todas integradas à área cultural. Sua área é de 1,584 km², e os seus três lagos artificiais e interligados ocupam 15,7 mil m².
http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Ibirapuera


As ceias de natal


Por Eliene Percília
Para algumas pessoas, a ceia natalina está ligada à última ceia de Cristo ao lado de seus discípulos, talvez realmente tenha alguma ligação. Porém, segundo a literatura, a Ceia de Natal originou-se do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos, e esses, juntamente com a família hospedeira, confraternizavam aquela data tão significativa para os cristãos.

Para essa comemoração era preparada bastante comida, composta por diversos pratos. Essa tradição foi se espalhando pelo mundo e cada região acrescentando uma particularidade local, como, por exemplo, a adição do peru na ceia norte-americana, peculiaridade que logo passou a fazer parte dos costumes de outros países,como no Brasil.
A seguir os principais pratos presentes na ceia brasileira:
• Peru;
• Leitão;
• Arroz;
• Farofa;
• Castanhas;
• Nozes;
• Salada Tropical;
• Frutas (em especial as exclusivas do território brasileiro);
• Bolinhos de Bacalhau;
• Vinhos;
• Champagne, etc.
Mas nada impede de inovar o cardápio e a decoração, de forma a deixar sua ceia natalina muito mais especial e exclusiva. Uma boa dica é não ingerir, de forma abusiva, bebidas alcoólicas para não estragar a comemoração.
http://www.brasilescola.com/natal/ceia-natal.htm



Por que comemos peru e panetone no Natal?
Por influência dos americanos e dos europeus. Nos EUA, é costume comer peru no Dia de Ação de Graças, celebrado desde 1.621.Eles comemoram a boa colheita realizada pelos peregrinos e por nativos americanos na época. A ave era comum na região e, pela grande quantidade de carne, representava fartura.
Já o panetone surgiu em Milão, na Itália. Lá, ele era servido em ocasiões especiais, já que fazer o tal pão de frutas dava muito trabalho. "Boa parte das iguarias chegou ao Brasil junto com a onda de imigração do século 19", diz Ricardo Barros Sayeg, professor de história do Colégio Paulista. O avanço da navegação e dos transportes aéreos também contribuiu, introduzindo uma nova cultura na culinária dos países.
Quase brasileiro
Carlo Bauducco popularizou o panetone por aqui, vendendo sua receita em São Paulo. Hoje, o Brasil é o segundo maior produtor do mundo, só perdendo para a Itália.
Mesa farta
Saiba qual é a origem de outros pratos típicos das festas de fim de ano
Chester
Foi criado nos anos 80, pela Perdigão, para ser uma alternativa mais barata ao peru. O chester não é nome de um animal, mas de uma marca criada pela própria empresa. Ele é fruto de um cruzamento de linhagens especiais de aves e tem bastante carne: 70% são peito e coxa.
Lentilha
Dizem que comer lentilha na virada do ano traz sorte. Esse costume chegou ao Brasil com os imigrantes italianos que acreditam no seguinte ditado: "Lenticchie a capod´anno franchi tutto l´anno", ou seja, "Lentilha no Ano-Novo, dinheiro o ano todo"

Rabanada
É uma tradição europeia. Em Portugal, o doce é conhecido como "fatia de mulher parida", pois ele era dado às mulheres depois que davam à luz para aumentar a produção de leite. Esse prato teria surgido como alternativa para aproveitar os restos de pão duro, que eram jogados fora.
Pernil
Também de origem europeia, o pernil é mais comum no interior de São Paulo. Nessa região, dizem que, como o porco é um bicho que "fuça" a comida, comê-lo na passagem de ano faz a vida ser empurrada para a frente. Diferente das aves, que ciscam para trás e fazem a pessoa regredir.

Comida agridoce
Misturar frutas com comida é uma tradição brasileira, influenciada por costumes indígenas e africanos. O abacaxi com tênder, por exemplo, é uma criação do Brasil, já que o abacaxi é uma fruta local. Já as cristalizadas e uvas-passas tiveram origem nos países mediterrâneos.
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-comemos-peru-e-panetone-no-natal


Então, para ajudar vou dar uma das melhores dicas que eu posso pensar: como fazer o Peru de Natal! Esta, minha vó ensinou, e a dica é tão fácil que merece ser repassada. 
Para fazer aquele Peru suculento o segredo é simples: Manteiga! 
Os franceses estão mais do que corretos quando dizem que o grande segredo da cozinha é a Manteiga.
Então: 
Compre um Peru ou Chester já temperado, de uns 03 a 04 quilos, e siga as instruções na embalagem.
Tire os miúdos de dentro do peru, que você pode utilizar para fazer uma bela farofa, e no lugar coloque um tablete inteiro de manteiga sem sal (pode ser batavo, vigor, light, aviador, etc.) e metade de um pão francês para fechar o peru e manter a manteiga dentro do peru durante o período que estiver assando.
Cubra o peru ou chester com o papel alumínio e coloque para assar. 
Quando der o tempo do assado, conforme manda na receita, nos minutos em que você deixar o peru no forno para dourar, regue ele com a manteiga que tiver escapado do peru (Caso não tenha escapado manteiga, solte um pouco o pedaço de pão).
E daí é só regar a ave até ela ficar bem dourada.
Pode ter certeza, se você usar manteiga o Peru vai ficar macio, dourado e suculento. Bom, é Natal, então dá para dar uma fugidinha da dieta!

Já a farofa eu passo a receita depois, pois essa eu não sei de cabeça, e qualquer coisa, se você por boa/bom em decorar, use frutas em calda, e solte sua imaginação ou peça ajuda para a irmã mais velha ou outra pessoa com mais dotes decorativos, para que seu peru fique bem vistoso e seja a estrela da Festa!
http://superdicasdagabi.blogspot.com.br/2011/12/dicas-de-natal-com-fazer-um-peru.html


Algumas curiosidades sobre a Ceia de Natal, o tradicional Jantar de Natal que é servido aos amigos e familiares. Um dos fatos mais interessantes estão relacionados com as receitas, cada família possui sua "formula secreta", aquele tempero que só a mãe ou a avó sabe, peculiaridades que dão um sabor especial para essa data.
Aqui no Brasil as receitas de ceia de Natal mais tradicionais envolvem peru, pernil ou chester além das farofas, salpicão, massas, bacalhau, rabanada etc. Por sermos um país com diversas origens o Jantar de Natal ganhou pratos típicos de várias regiões do mundo. Independente da receita o que realmente vale é a confraternização, a reunião de familiares, amigos em volta de uma mesa repleta de guloseimas para festejar o nascimento de Jesus.

A ceia de natal não é apenas para nossos sentidos degustativos e olfativos, uma mesa de natal com arranjos complementam o visual proporcionando um efeito visual que transmite alegria e harmonia entre os convidados. Aprenda como fazer arranjos para a ceia de natal, para enfeitar o centro da mesa utilizando flores naturais e folhagens. Arranjos para o centro da mesa da ceia de natal e ano novo. Dicas, detalhes e informações precisas para você que quer enfeitar sua casa e fazer um belo arranjo para o jantar de natal. 
http://www.esoterikha.com/presentes/ceia-de-natal-dicas-decoracao-receitas-cuidados.php

Em São Paulo existem milhares de opções para a noite de Natal e também para o almoço do dia 25. Opções para todos os tipos e com preços também muito variados.

Com decoração moderna e ambiente composto por mesas e cadeiras de madeira, o restaurante Camauê está instalado no lobby do Hotel Holiday Inn Parque Anhembi. Todos os pratos são elaborados pelas mãos do Chef pernambucano Luiz Barbosa, que é especialista na cozinha francesa, italiana, espanhola e mexicana.
O local trabalha, no almoço, com o Bufê Executivo Express, que conta com peixes nobres (salmão e robalo), risoto de camarão com rúcula, filé mignon com guarnição à francesa, entre outros pratos. No jantar, além das opções do bufê, o cliente pode escolher o menu à la carte, com pratos como salada camauê (folhas verdes, palmito, lâminas de salmão defumado e lascas de queijo parmesão), risoto de camarão e tomate seco ao perfume de laranja, ravióli napolitano e tornedor de filé mignon ao molho mostarda dijon.

A tradicional noite natalina do Holiday Inn Parque Anhembi será regada à boa música ao vivo e a tão esperada chegada do Papai Noel. No restaurante Camauê, os clientes apreciarão o menu preparado pelo Chef Luiz Barbosa que conta com buffet de saladas, estação de frios; "live kitchen" (preparo de pastas na frente do cliente); pratos quentes e   sobremesas. 
http://gds-img-cache.novosnegociosrbs.com.br/mystique?o=c&w=620&h=330&s=http://www.guiadasemana.com.br/system/pictures/2013/11/98683/cropped/camaue.jpg


Bistrô Charlô - Cerqueira César
Resenha por Arnaldo Lorençato e Helena Galante

Em busca de revigorar constantemente o cardápio montado por ele mesmo, o sócio Carlos Whately, o Charlô, contratou o chef Chico Farah, ex-titular do Eñe, espanhol que fechou as portas em abril. E deu carta branca ao jovem cozinheiro para lançar suas próprias sugestões ao lado de clássicos do restaurante como o bacalhau à Brás.
São novidades deliciosas o tortelli de lagosta ao molho bisque suavizado por um toque de manteiga e outro de creme de leite e a sobrepaleta de porco-preto alentejano sobre salada morna de repolho com bacon enfeitada por minimilho. Aparentemente trivial, o arroz-doce é servido com uma farofinha crocante e calda de doce de leite separadamente. Cabe ao cliente fazer a mistura e descobrir como a gostosura se torna irresistível a cada colherada. Com menu diferente e mais simples, Whately administra também o Charlô Jockey Club (Avenida Lineu de Paula Machado, 1.263, Cidade Jardim, 3032-4613). Nesse endereço as receitas são feitas por cozinheiros do Buffet Charlô. 
http://vejasp.abril.com.br/estabelecimento/bistro-charlo-cerqueira-cesar


Baby Beef Rubaiyat - Paraíso
Resenha por Arnaldo Lorençato e Helena Galante

Não foram poucas as mudanças pelas quais passou o Grupo Rubaiyat nos últimos anos. De São Paulo, a empresa chegou à Europa, onde mantém uma casa em Madri. Também houve a internacionalização dos negócios com a associação ao fundo espanhol Mercapital em 2.012.
Com sabedoria, o novo parceiro comercial manteve a administração do negócio, que reúne duas unidades em São Paulo e o restaurante A Figueira Rubaiyat, nas mãos de Belarmino Iglesias Filho. Só uma coisa não mudou: a qualidade das carnes, parte delas produzida em uma fazenda da família Iglesias em Mato Grosso. Duas apetitosas novidades provam o vigor da churrascaria de 56 anos.
Intitulada baby gold, a ponta do contrafilé extremamente marmorizada em gordura chega à mesa em porção de 380 gramas na companhia de batata suflê e farofa. O levíssimo, que sai do centro do baby beef livre de gordura, ganha sabor especial depois de marinar por 24 horas em chimichurri fresco. Ele chega acompanhado de cogumelo shiitake à provençal mais tomate-cereja grelhado.
Outra inclusão no cardápio surpreende. Trata-se de um hambúrguer de 220 gramas de carne brangus montado no pão artesanal com sementes de girassol mais queijo espanhol manchego, cebola dourada e rúcula ao molho béarnaise na companhia de batata suflê. Todas as quartas e sábados no almoço, faz sucesso o bufê de feijoada.  A carta de vinhos continua uma das melhores e mais extensas da cidade.
http://vejasp.abril.com.br/estabelecimento/baby-beef-rubaiyat

A Bela Sintra
Resenha por Arnaldo Lorençato e Helena Galante
Nas águas do Atlântico Norte nada o Gadus morrhua, o mais nobre dos bacalhaus. Chamado popularmente de porto imperial, ele tem uma bela cauda em forma de leque, marca registrada que facilita seu reconhecimento. Quando cozido, desmancha-se em lâminas claras e macias ao toque dos talheres.
É justamente esse peixe que faz as glórias do A Bela Sintra. Mensalmente, o restaurante compra 1,2 tonelada da matéria-prima criteriosamente escolhida e de origem norueguesa. Depois de dessalgado, suas laterais são usadas para fazer bolinhos e o lombo transforma-se em ótimas receitas clássicas. Responsável pela cozinha, a alentejana Ilda Vinagre prepara a versão à lagareira com uma posta alta ligeiramente empanada e levada ao forno coberta por cebola dourada, lâminas fritas de alho, batata, brócolis, tomate sem pele e azeitona preta.




A chef também faz outras delícias típicas, entre elas o arroz de polvo de sabor intenso, enriquecido por pimentão vermelho e colorido com salsinha. Hospitaleira, a brigada de serviço continua sob a orientação segura do sócio Carlos Bettencourt, um mestre na arte de receber.
http://vejasp.abril.com.br/estabelecimento/a-bela-sintra

Nova York ama o Natal. É um momento em que a cidade fica mais bela, enfeitada de luzes, agasalhada para o inverno e repleta de aconchego da bondade humana, desde que você fique longe da mania de fazer compras de Natal de última hora.
No centro de tudo isso, está o Rockefeller Center. Construído na década de 1.930 por John D. Rockefeller, o complexo de edifícios de escritórios é uma obra-prima da arquitetura art déco.
O Rockefeller Center fica mais bonito no Natal, quando um gigantesco abeto da Noruega, enfeitado de luzes, é exibido acima da pista de patinação no gelo, pequena, mas muito romântica, na parte inferior da praça pública, próxima à Quinta Avenida, entre as ruas 49 e 50. Dê um giro ou faça uma refeição no elegante Sea Grill, bem ao lado, cujas janelas oferecem uma vista para os patinadores no nível dos olhos.
Do outro lado da pista, o Rock Center Café é um local maior e mais brilhante que serve comida caseira sofisticada. Para uma perspectiva diferente, a plataforma de observação Top of the Rock oferece vistas deslumbrantes de 360 ​​graus para cidade, no 70º andar do 30 Rockefeller Center. À noite, vá ao Radio City Music Hall para o Christmas Spectacular anual, um espetáculo grandioso estrelando os célebres Rockettes, que marcam presença neste palco desde 1.932.
Norte e sul do Rockefeller Center, principalmente ao longo da Quinta Avenida, as lojas de departamento sofisticadas da cidade montam vitrines elaboradas para o Natal e atraem milhares de moradores e turistas. Comece em Bloomingdale’s e Barneys; em seguida, desça a Fifth Avenue e passe por Bergdorf Goodman, Catedral de São Patrício (não um ponto para compras, é claro, mas uma parada vital no Natal, sem dúvida), Saks Fifth Avenue e Lord & Taylor;

depois, siga a oeste na 34 para ver as vitrines decoradas com extravagância na Macy’s, anunciada como a maior e mais histórica loja do mundo. Pare e veja o Papai Noel, enquanto você estiver lá.
Volte ao Bryant Park, atrás da Biblioteca Pública de Nova York, onde uma pista de patinação no gelo e cerca de 100 barracas que vendem presentes e artesanatos mantêm o ar festivo.
Ainda mais acima, o Metropolitan Museum of Art monta uma árvore de Natal em seu hall de esculturas medievais, rodeado por um requintado presépio barroco. No Avery Fisher Hall do Lincoln Center, o National Chorale realiza sua apresentação anual do Messias, em que 3.000 membros do público são convidados a cantar com o coro.





A Catedral de St. John the Divine organiza a apresentação de solstício de inverno anual por Paul Winter Consort, com uma pitada de talento mundial que sempre deixou a catedral em distância.
http://www.discoveramerica.com.br/usa/experiences/n/new-york/christmas-in-new-york.aspx
Se Paris já é um destino de sonho, imagine este lugar com a magia natalina….
Nesta época do ano, Paris ganha um novo charme, a cidade se prepara para as festas de fim de ano, as atrações culturais são inúmeras, as ruas ganham novas cores, as vitrines,  nova decoração e clima já é festivo e acolhedor.
O Natal é o momento de reunir a família, por que não em Paris?
Diversos são os restaurantes e hoteis que organizam jantares especiais para a noite do dia 24/12 e brunsh no da 25/12.
Selecionamos para você algumas opções:
Para um natal chic e Glamuroso
Le ciel de Paris: 
Le Ciel de Paris, o belo restaurante,reformado recentemente, está situado no topo da Torre Montparnasse e possui uma vista sublime de Paris.
Le Plaza Athénée
A pista de patinação no gelo, de 100 m², está de volta, de dezembro a janeiro, para dar ainda mais um pouco de magia ao Natal no Hotel Plaza Athénée.
Principalmente dedicado aos hóspedes, as crianças podem patinar com segurança  na presença de um professor que pode até mesmo dar-lhes uma aula! –
Enquanto os pais apreciam um doce ou um chocolate quente na Galerie des Gobelins!
A magia do Natal começa na Plaza Relais um menu festivo, um musical com cantor acompanhado por um pianista e um violinista, tudo em um belo clima « Art Deco» … A atmosfera ideal para uma véspera de Natal muito “parisiense”.
Restaurante aberto a partir das 20h à meia-noite – Traje a Rigor

Le Fouquet’s Barrière
O luxuoso hotel situado na Champs-Elysées oferece uma noite de Natal encantadora. Se você optar pelo restaurante Le Fouquet ou Diana, a escolha é necessariamente boa. E se você é uma família, as crianças também têm o seu Menu especial no Fouquet. Nesta noite o  Papai Noel vai estará presente para foto com as crianças.


Le Shangri-la
O prestigioso Palácio  Shangri-La abre suas portas para um especial de Natal. Combine o Oriente com o Ocidente em uma  decoração asiática, você certamente não vai se decepcionar.
Les ombres
No ultimo andar do Museu Quai Branly, no terraço, Les Ombres «as sombras» oferece vista panorâmica única de Paris, à sombra de sua vizinha, Torre Eiffel.
Um lugar único para uma véspera de Natal de mais encantadora.
A noite será animada pela banda cubana: chique Cocobamboo Havana.
Au Camelia du Mandarin Oriental
Se você quer passar um natal chique e original? Thierry Marx montou um menu para o Mandarim Oriental Camellia que irá surpreender seu paladar.
Desfrute de um pressionado foie gras, chutney de toranja champanhe ou um par de Saint-Jacques, caviar e trufas, creme de alcachofra de Jerusalém.

Maison Blanche
Situado no último andar do Teatro des Champs Elysées, com uma paisagem de tirar o fôlego com, este restaurante tem vista panorâmica os Invalidos, a Torre Eiffel, os barcos passam sobre o rio Sena.
Um ambiente sóbrio e elegante e serviço diferenciado e, é claro, uma ótima comida.
Para um natal festivo:
Os cabares mais conhecidos do mundo se preparam para recebe-los uma noite inesquecível.
Lido: 2 opções de Menu de Natal, um à 185€ por pessoa (jantar e Show) e 280€ por pessoa (jantar e Show).
Moulin Rouge: Do dia 21 de Dezembro ao dia 6 de janeiro, um espetáculo especial para celebrar o natal.  

Natal com as Crianças:
Restaurantes da Disney
A temporada das férias está chegando e e você se pergunta onde passar o Natal com a sua família ou o que fazer no ano novo com o seu tropa. Disney Village Paris terá uma programação especial, para toda a família com muitos eventos e, como convidado de honra, o Papai Noel.

http://dicasparisalacarte.com/2012/11/23/onde-passar-a-noite-de-natal-em-paris/


Mickey's Very Merry Christmas Party é um evento mágico realizado no parque temático Magic Kingdom, durante o fim de ano, em noites especiais de novembro a dezembro. Compre um ingresso adicional para esta festa e aproveite um momento único com a sua família. 
Esta celebração é repleta de entretenimento ao vivo, fogos de artifício espetaculares e um maravilhoso desfile natalino. Celebre a magia do Natal no Magic Kingdom, o lugar mais feliz do mundo. Reúna a sua família para um evento especial repleto de músicas lindas e decorações de Natal inesquecíveis. 
A festa Mickey's Very Merry Christmas Party é repleta de entretenimento especial, incluindo:
As encantadoras Castle Dream Lights (Luzes dos Sonhos no Castelo) no Castelo da Cinderela.
O desfile Mickey's Once Upon A Christmastime Parade (Era uma vez no Natal do Mickey), finalizado com o querido Papai Noel.
Fogos de artifício exclusivos para a época Natalina – Holiday Wishes (Votos de Natal): Celebre o espírito da época!


Entretenimento ao vivo com os personagens favoritos da Disney.
Encontre-se com os seus personagens preferidos da Disney e aproveite a oportunidade para conhecê-los pessoalmente, tirar uma foto com eles e também conseguir um autógrafo.

Biscoitos e chocolate quente como cortesia.
Uma chuva mágica de neve na Main Street (Rua Principal), U.S.A.
Aproveite as incríveis atrações noturnas do Magic Kingdom Park.

http://disneyworld.disney.go.com/pt-br/special-events/mickeys-very-merry-christmas-party/

Feiras de natal em Berlim
Aqui estamos a poucos semanas do Natal e para quem visita Berlim neste período uma das maiores atrações são as pitorescas  feiras de Natal. As feiras ou mercado de natal, em alemão “Weihnachtsmärkte”, são uma tradição em toda a Alemanha.
Nestas feiras existem barraquinhas que vendem artigos artesanais,  como velas, brinquedos de madeira, enfeites de natal,  artigos para decoração, mas também acessórios como bijuterias, artigos de couro, lã (luvas, cachecol, toucas) e etc. Muitas pessoas aproveitam as feiras de natal para comprar as lembrancinhas de natal. E mesmo que não seja para fazer as compras de natal, um passeio por uma feira de natal é programa obrigatório nesta época.
As feiras de natal são realmente muito  legais, elas têm uma atmosfera única, romântica e aconchegante.
Em Berlim existem dezenas de feiras natalinas espalhadas pela cidade elas começam no dia 25 de novembro e funcionam até o natal (algumas funcionam por mais tempo). Abaixo eu preparei uma lista para você saber quais são as principais e melhores feiras de natal de Berlim:
Feira de Natal no Gendarmenmarkt 
A bela praça Gendarmenmarkt oferece o cenário perfeito para uma feira de natal –na minha opinião esta é uma das feiras mais bonitas em Berlim. A feira de natal no Gendarmenmarkt não é tão grande quanto outras, mas é mais sofisticada – os estandes são mais finos e em termos de alimentação, há restaurantes renomados que montam suas “barracas” por lá. Há também um palco onde grupos  se apresentam, cantam e tocam músicas clássicas e natalinas. O mercado de natal no  Gendarmenmarkt  é o único que conheço em Berlim que cobra uma pequena entrada, mas é um valor tão pequeno (1 euro) e sem dúvidas vale à pena.
Funcionamento: De 25/11/13 a 31/12/13 – Diariamente das 11:00 às 22:00 horas. No dia 24/12 das 11 às 18:00 horas e no dia 31/12 das 11:00 à 01:00 hora da manhã (sendo que das 19hs à 1 da manhã é a comemoração de Reveillon e a entrada custa 10 euros).
Feira de Natal no Palácio de Charlottenburg
Esta é outra feira que está entre as mais bonitas da cidade para mim. As barraquinhas, a decoração natalina tradicional e ao fundo o belo palácio com iluminação especial! Esta é outra feira em um cenário perfeito.   É uma feira bem tradicional, onde os expositores são escolhidos à dedo (em anos anteriores eu li que lá não podia ter, por exemplo, uma barraca que vendesse comida asiática, pois devem ser coisas tradicionais).
Funcionamento: De 25/11 a 26/12/13 – De segunda a quinta-feira, das 14:00 às 22:00hs; sexta a domingo, das 12:00 às 22:00hs. Não funciona no dia 24 de dezembro e nos dias 25 e 26 de dezembro, funciona das 12:00 às 20:00 horas.
Feira de Natal no Opernpalais
É entre construções históricas no centro da cidade que acontece esta feira de natal: ao redor do Opernpalais, na avenida Unter den Linden. Como eu gosto de feiras em ambientes tradicionais e históricos, esta é outra feira que está entre as mais bonitas e prediletas para mim. É outra feira bem tradicional também, as barraquinhas de madeira são um charme e lá você encontra muito artesanato de madeira, brinquedos feito à mão, enfeites de natal, etc.
Funcionamento: De 25/11 a 26/12/13 – De segunda a quinta-feira, das 12:00 às 21:30hs; sexta e sábado, das 11:00 às 22:30hs; aos domingos, das 11:00 às 21:30hs. Não funciona no dia 24 de dezembro e nos dias 25 e 26 de dezembro, funciona das 11:30 às 21:00 horas.
Feira de Natal na Potsdamer Platz
Esta feira harmoniza o moderno com o tradicional: em meio aos prédios modernos e arrojados da Potsdamer Platz encontram-se as tradicionais barraquinhas de madeira das feiras de natal. A decoração de natal em torno da Potsdamer Platz é muito bonita. É uma feira que oferece muitas atrações  para o visitante: além dos estandes de vendas, há pista de patinação, uma rampa com neve artificial para escorregar, um bar/restaurante rústico com música à partir das 19:00hs (saiba mais sobre o Winterwelt na Potsdamer Platz).
Funcionamento: De 25/11 a 26/12/13, diariamente das 10 às 22:00 horas. No dia 24 de dezembro funciona somente até às 16 horas.

Feira de Natal no Sony Center
Também na Potsdamer Platz, no moderníssimo Sony Center tem uma pequena feira de natal. São poucas barraquinhas (geralmente a maior parte delas são de comida), mas vale a pena dar uma passadinha por lá pela decoração: belas árvores de natal decoram o centro e na cúpula do Sony  Center há belos enfeites luminosos pendurados.
Funcionamento: De 25/11/13 a 05/01/14, de domingo a quarta-feira das 14 às 20:00 hs; de quinta a sábado, das 14:00 às 22:00hs. Não funciona no dia 24 de dezembro.
Feira de Natal na Gedächtniskirche
Esta é uma das principais e mais visitadas feiras de natal de Berlim. Os arredores da Gedächtniskirche ganham uma bela decoração natalina e o local fica cheio de barraquinhas que vendem uma grande variedade de produtos.
Funcionamento: De 25/11/13 a 01/01/14, diariamente das 11 às 21 horas sendo que às sextas e sábados funciona até as 22:00hs. No dia 24 de dezembro funciona das 11 às 14 horas; nos dias 25 e 26 de dezembro, das 13 às 21 horas; no dia 31 de dezembro, das 11 às 2 horas da manhã e no dia 1º de janeiro das 13 às 21 horas.
Feira de Natal na Prefeitura
A feira de natal na frente da prefeitura de Berlim chama a atenção pela roda-gigante e que já pode ser avistada de longe. A decoração, as barraquinhas desta feira são um show também. Há  também carrosel com cavalinhos de madeiras para as crianças, pôneis e o mais legal, há uma pista de patinação ao redor da Fonte Netuno.
Funcionamento: De 25/11 a 29/12/13 – De segunda a sexta-feira, das 12 às 22 horas.
Feira de Natal na Alexanderplatz
E a uma das praças mais famosas de Berlim, a Alexanderplatz, não poderia deixar de ter sua feira de natal. Além de barraquinhas com artesato e comida, há também carrosel e uma pista de patinação.
Funcionamento: De 25/11/13 a 06/01/14 – De segunda a sexta-feira, das 14 às 22 horas; sábado e domingo, das 12:00 às 22:00hs.
Feira de Natal ao lado do Shopping Alexa
A feira de natal que se estende deste a ponte Jannowitzbrücke até o  shopping Alexa oferece muito mais do que barraquinhas com artesanato e comida. Tem muitos brinquedos, é um grande parque de diversões.
Funcionamento: De 25/11 a 29/12/13 – De segunda a quinta-feira, das 13:30 às 22 horas; de sexta a domingo, das 12 às 22:30 horas.
Feira de Natal na Kulturbrauerei
Fonte:lucia-eihnachtsmarkt.de
Outra feira de natal que merece uma visita é a que tem o nome de “Lucia” e acontece nos pátios da  Kulturbrauerei. A  antiga fábrica de cerveja, , no bairro de Prenzlauer Berg,  que foi transformada em pólo cultural oferece o ambiente ideal para uma pequena, mas aconchegante feira de natal.
Funcionamento: De 25/11 a 22/12/13 – De segunda à sexta, das 15 às 22 horas e aos sábados e domingos, das 13 às 22 horas.
Feira de Natal em Spandau
Esta feira de natal fica fora dos centros turísticos, mas eu a inclui aqui pois a acho muito legal e também merece uma visita. Esta feira acontece no centro histórico de Spandau – um centrinho em estilo medieval, com ruas estreitas e casinhas antigas no bairro de Spandau.  Este é um mercado bem tradicional, tem por exemplo um presépio com animais de verdade e um belo pinheiro, a árvore de natal é outro destaque. Este também é o maior mercado de natal de Berlim – nos finais de semana são centenas de barraquinhas que vendem seus produtos por lá.  Você pode chegar até lá com a linha U7 do metrô, descer na estação Altstadt Spandau. As barracas se encontram ao longo da rua Carl-Schurz-Strasse e arredores.
Funcionamento: De 25/11 a 23/12/13 – De domingo a quinta-feira, das 11 às 20 horas; às sextas -feiras, das 11 às 21 horas; aos sábados, das 11 às 22 horas.
http://simplesmenteberlim.com/feiras-de-natal-em-berlim/


A Missa de Natal no Vaticano

Postado por Marco Antonio Lopes.
Assistir a Missa do Galo, como é chamada a cerimônia celebrada pelo Papa na Basílica di San Pietro, no Vaticano, é uma experiência bastante interessante, independentemente da religião de cada um.
Estive lá no dia 24 de dezembro de 2.012 e gostei bastante. Compartilho com vocês algumas dicas.
1) É bom, mas não imprescindível, conseguir os ingressos para assistir à cerimônia do lado de dentro da Basílica. Para isso, é preciso preencher um formulário que se encontra disponível no site do Vaticano, e encaminhá-lo por fax. O site possui versão em português. Procure o link da "Prefeitura da Casa Pontifícia" ou "Preffettura della Casa Pontificia", em italiano. Ou ainda, se preferir, em inglês, "Prefecture of Papal Household".
Ali, você irá baixar um formulário, que deverá preencher e encaminhar por fax, de preferência durante os meses de setembro a novembro, conforme o modelo abaixo. Lembre-se, é tudo gratuito!

2) A resposta, conforme modelo abaixo,  virá pelo correio, durante o mês de dezembro. Corre-se o risco de viajar sem que a resposta tenha chegado, como aconteceu comigo. Nesse caso, a solução será assistir a Missa do lado de fora, na Piazza San Pietro, onde são instaladas diversas cadeiras e telões. O local não é cheio, fica bastante agradável e confortável. Logo, não tenha receio de frio ou de multidão.


3) É isso mesmo: fax e correio. Parece antiquado, mas o Vaticano não trabalha com meios eletrônicos de comunicação. De posse desta carta, você deverá comparecer ao portão ali designado, para recolher seu ingresso. Dá pra fazer isso na tarde do dia 24, pois a basílica está fechada a partir das 14h. Nem tente ir à missa sem o ingresso! O jeitinho brasileiro não funciona.
4) A missa começa às 22:00h e termina à meia-noite. Muita ordem, muita segurança. A praça fica relativamente vazia. Assiste-se tudo pelo telão. No final, saem vários padres para dar a comunhão a quem ficou do lado de fora. 
5) Se você quiser, poderá voltar no dia seguinte, ao meio-dia, para a rápida cerimônia da "bênção Urbi et Orbi", na qual o Papa deseja Feliz Natal a todos os povos, nas mais diversas línguas. Esse dia já é mais cheio, de modo que recomenda-se chegar uma hora antes, para conseguir assento. Vale muitíssimo à pena, pois será possível fotografar e filmar o Santo Padre.

6) O ideal é hospedar-se nas imediações do Vaticano, para poder ir e vir diversas vezes ao local, para buscar ingressos, assistir à missa, assistir à bênção do dia 25 de dezembro e, enfim, poder visitar com calma a Basílica di San Pietro e os Museus do Vaticano. Existem dezenas de bons hotéis nas imediações e os preços são de baixa temporada. Deixe esses dois dias por conta disso, se a sua proposta for passar o Natal em Roma. 

http://viajarevoar.blogspot.com.br/2013/02/a-missa-de-natal-no-vaticano.html

Natal em Roma
Por Teresa Gabriela
Roma, o berço do Natal, compreende o lugar perfeito para passar as suas férias durante os festejos natalinos. Dê uma olhada neste pequeno guia de Natal em Roma e veja o que você pode esperar da Cidade Eterna, Roma.
Luzes cintilantes de Natal decoram e iluminam a Roma, suas ruas comerciais, praças e principais edifícios. As luzes de Natal na Piazza Venezia, Piazza Navona, Via dei Condotti, Piazza San Lorenzo in Lucina e Via del Corso figuram entre as mais bonitas. Além disso, árvores de Natal são erguidas e incrivelmente decoradas em vários pontos de Roma como na Praça de São Pedro, bem como na Piazza Venezia, ao lado do Coliseu, e no Capitólio em frente aos museus.
Roma possui inúmeros mercados de Natal, mas o maior e mais famoso está localizado na Piazza Navona. Esta praça barroca se transforma ao longo da temporada de Natal, recebendo barracas que vendem uma série de produtos festivos incluindo todos os tipos de figuras natalinas, doces de Natal, decorações de Natal e presentes. Também encontramos um carrossel, bem como um impressionante presépio e o Papai Noel, que aparece para as crianças no mês dezembro.
Existem outros mercados de Natal em Roma, que incluem o do Auditório Parco della Musica, outro na Piazza Ancara perto de Stadio Flaminio, na zona reservada para pedestres, e o mercado de Natal perto da Piazza di Spagna, entre outros.
Durante o Natal em Roma, uma pista de patinação no gelo é instalada do lado de fora do Castel Sant ‘Angelo perto da Piazza di San Pietro. Aberta das 10h as 24h, diariamente, esta é a atividade de Natal é perfeita para entrar no espírito natalino. Além disso, um mercado de Natal pode ser encontrado nas proximidades da pista de patinação, ideal para as compras de Natal em Roma.
Como alternativa, a Vila de Natal no Auditório Parco della Musica também possui uma pista de patinação no gelo, bem como um carrossel de Natal combinado com uma série de atividades de Natal para os visitantes e moradores locais. A pista de patinação no gelo no Auditório Parco della Musica está aberta de segunda a quinta-feira das 14h a 21h, sextas-feiras das 14h as 22h, e sábados das 10h as 2h e domingo das 10h as 24h.
Cenas de Natal em Roma
Finalmente, um conjunto de Presépios decora Roma nessa época do ano. A maioria pode ser visto em igrejas, no entanto, o presépio mais impressionante está na Praça de São Pedro (inaugurado dia 24 de dezembro), bem como na Basílica Papale di Santa Maria Maggiore (Basílica Papal de Santa Maria Maior) com figuras natalinas esculpidas em mármore.
Finalmente, outro presépio em Roma que vale a pena ser visto é o da Basilica dei Santi Cosma e Damiano (Basílica de São Cosme e Damiano), um dos maiores presépios de Natal de Roma.
Assim que se você está planejando uma viagem a Roma durante o Natal, aproveite para conferir o espírito de Natal de Roma em sua estadia na Cidade Eterna. Buon Natale!
http://viagemmundo.com.br/natal-em-roma/



A árvore de Natal é o símbolo mais ilustrativo na comemoração natalina. Ao redor do mundo, diversos países investem nessa representação de fé e esperança para demonstrar o quanto a data é importante para a população.
Algumas nações, porém, decidiram caprichar não só nas luzes e na decoração, mas também, no tamanho da árvore.

Na Itália, por exemplo, a maior árvore de Natal do mundo é composta por lâmpadas e fios que fazem o desenho do pinheiro pelo Monte Ingino.

Na maior árvore de Natal do mundo que fica na Itália, mais precisamente no Monte Ingino, onde 500 lâmpadas são ligadas a cabos para projetar luzes neon de diferentes cores. Em 2.011, por meio de um tablet, a árvore de 750 metros de altura e 450 de largura foi acesa pelo Papa Bento XVI.

O Rio de Janeiro possui a maior árvore de Natal flutuante do mundo. Localizada na Lagoa Rodrigo de Freitas, a árvore possui 3,3 milhões de microlâmpadas e mede mais de 82 metros de altura.
A Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas em 1.999, foi a quarta edição desta mega infraestrutura. Neste ano, a árvore passou a fazer parte do Livro de Recordes do Guinness como a Maior Árvore de Natal Flutuante do Mundo. Para ganhar este título, a árvore contou com 76 metros de altura, o que equivaleu a 250 toneladas, sustentadas por 4 flutuadores, onde se enconravam dois geradores, que potenciaram os 530 KWA necessários para a árvore poder brilhar com as suas 2 milhões e 100 mil lâmpadas. Foram utilizados também pela primeira vez, efeitos especiais, que iluminaram os céus e a própria lagoa.
No Shopping Jacarta, na Indonésia, foi montado um grande bolo, com 33 metros de altura e nove metros de diâmetro, na forma de uma árvore de Natal. A ação realizada em 2.008 foi pensada com o intuito de entrar para o Guinnes Book, o Livro dos Recordes.

Uma confeiteira da Indonésia aproveitou o Natal para tentar bater um recorde mundial: o de maior árvore de natal comestível do mundo.

Nila Sari passou dois meses preparando os pedaços de um pinheiro de 9 metros num shopping da capital indonésia, Jacarta.

Com 112 metros de altura e 35 de diâmetro, a árvore erguida sobre o ponto turístico mexicano Paseo de la Reforma, em 2.009, foi montada com cabos e lâmpadas azuis, brancas, vermelhas e amarelas, cuja cerimônia de acendimento também teve fogos de artifício.
Ao todo, são 72 km de cabos com lâmpadas azuis, brancas, vermelhas e amarelas, que acenderam acompanhadas por uma apresentação de fogos de artifício.


Até 2.009, a maior árvore natalina da Europa ficava em Lisboa, Portugal. A altura atingida pelo pinheiro eletrônico foi de 76 metros, contando com milhões de pequenas luzes em sua estrutura de aço. Quando montada, a decoração era vista de qualquer ponto da cidade
Com uma altura de 45 metros, correspondente a 15 andares, a montagem da árvore envolveu 54 pessoas ao longo de 34 dias de trabalho.


Londres garantiu seu lugar no ranking com uma maior árvore de Natal montada com Lego. Em 2011, a estrutura de dez metros de altura ganhou corpo na estação de trem St. Pancras, com 600 mil pecinhas coloridas de Lego e inúmeras luzes pisca-pisca de LED.
Com 10 metros de altura, a imensa estrutura levou dois meses para ficar pronta e está em exibição na estação de trem St. Pancras. Para criar os enfeites, os organizadores contaram com a ajuda de crianças.
Com pouco mais de nove metros de altura, a árvore de Salerno, na Itália, é uma das mais populares dentre os turistas e também uma das mais famosas do mundo.
A província de Salerno é uma província italiana da região de Campania com cerca de 1.075.451 habitantes. Está dividida em 158 comunas, sendo a capital Salerno.
Faz fronteira a norte com a província de Nápoles, a este com a província de Avellino, a sul com a Basilicata (província de Potenza) e a oeste com o Mar Tirreno.

O mais recente cartão postal da cidade de São Paulo, a Ponte Octávio Frias de Oliveira, possui 138 metros de altura e 40 mil luzes de LED.
A ponte Octávio Frias de Oliveira é uma ponte estaiada localizada na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, Brasil. A ponte, que faz parte do Complexo Viário Real Parque, é formada por duas pistas estaiadas em curvas independentes de 60º que cruzam o rio Pinheiros, no bairro do Brooklin, sendo a única ponte estaiada do mundo com duas pistas em curva conectadas a um mesmo mastro. Foi inaugurada em 10 de maio de 2.008, após três anos de construção, e hoje é um dos mais famosos cartões postais da cidade.
Com aproximadamente 13 metros, a árvore que ilumina os natais de Estocolmo, Suécia, pode ser vista de longe quando montada.

Estocolmo é o maior e mais importante centro urbano, cultural, político, financeiro, comercial e administrativo da Suécia desde o século XIII. Sua localização estratégica sobre 14 ilhas no centro-sul da costa leste da Suécia, ao longo do lago Mälaren, tem sido historicamente importante. 
http://noticias.terra.com.br/mundo/veja-as-nove-maiores-arvores-de-natal-do-mundo,4d0803f635e2d310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI281687-17699,00-LONDRES+TEM+A+MAIOR+ARVORE+DE+NATAL+DE+LEGO+DO+MUNDO.html


A mais cara ceia de Natal do mundo
Um peru envolto em folhas de ouro 50 quilates, uma garrafa de champanhe que antecede a Primeira Guerra Mundial e ovas de peixes raros são apenas uma parte da ceia natalina que está sendo descrita como o jantar de Natal mais caro do mundo.
Por $ 200.450, o chef britânico Ben Spalding assina o menu com quatro tipos de pratos, que conta ainda com um aperitivo do champanhe Piper-Heidsieck 1.907 - no valor de £ 37.000 - cravejado de diamantes, além de caviar Almas, preparado com um vinagre de 150 anos, balsâmico e defumado Pata Negra.
Depois disso, os clientes irão experimentar o melão mais caro do mundo, o King Yubari, servido com trufa branca e açafrão.
E mais: Luwak Kopi - grãos de café extraídos das fezes do gato-almiscarado asiático - compõem a sobremesa que é servida com uma espécie rara de melancia sem semente que cresceu na ilha de Hokkaido, no Japão. A notícia boa é que o chef doará boa parte do valor arrecadado com tamanha extravagância para um Centro de Pesquisa do Câncer, no Reino Unido.

O evento é organizado pela VeryRirstTo.com, um serviço que oferece produtos de luxo e experiências para os seus membros. Um consolo interessante: se o valor acima lhe parece caro, por 125 mil euros é possível experimentar neve comestível, mingau de caracol, pratos de incenso e mirra, e nitro-ovos mexidos, além de sorvete de bacon. 
http://www.primeoffer.com.br/best-prime/a-mais-cara-ceia-de-natal-do-mundo-1058.html


A sobremesa é provalmente o ponto mais alto da ceia. Você poderá saborear um tipo especial de melancia japonesa, chamada Densuke, que custa uma bagatela de R$ 8.500!


Caviar beluga, vinagre balsâmico, trufas, peru acompanhado de filé de boi Wagyu e pistaches, servidos em pratos com detalhes em ouro 50 quilates são itens da lista do chef!


Spalding, atualmente é conhecido por sua abordagem alternativa para jantares finos, após passar por uma série de restaurantes refinados, inclusive em Nova Iorque.

Além destes ingredientes pra lá de sofisticados, o chef inclui uma garrafa de Champagne datada da Primeira Guerra Mundial e servida em taças cravejadas em diamantes. Apenas a garrafa de champagne custa R$ 76 mil.
http://entretenimento.r7.com/natal-2012/fotos/ceia-de-natal-mais-cara-do-mundo-custa-cerca-de-r-420-mil-7.html#fotos





Fontes : além das já citadas





Nenhum comentário:

Postar um comentário